domingo, 15 de novembro de 2015

"Metaphorá", sua matriz

Na minha adolescência, a imaginação e a sensibilidade brincavam juntas. A escrita permitia a expressão e a partilha. As redações da escola constituíam um desafio estimulante e um prazer, sobretudo as mais livres. Os versos eram um recurso espontâneo que reservava para emoções mais intensas.

 Ao entrar no mundo da maioridade e do ensino superior, a sedução pelo factor humano e a vontade de intervir na construção de mudanças sociais através do trabalho, dirigiram a escolha da área de formação.

O impacto foi sentido no primeiro ano do curso, quando me foram pedidos registos escritos de observação da realidade e relatórios. Tratava-se no concreto, de descrever as vendedeiras do mercado da Ribeira do Porto e não a poesia que lhes fosse envolvente. Era a informação pura e dura na luz fria do que se vê e não na incidência calorosa do que se observa por dentro. A subjectividade não tinha lugar, nem a empatia. Nem os reflexos da luz ou os brilhos do rio. As metáforas e o simbólico deveriam embarcar nos rabelos, ficando eu na margem, mais só.

Teria que formar a futura profissional treinando métodos de observação e registo. Teria de resistir à tentação de expressar sensibilidades. Teria sobretudo de subsistir ao sentimento de perda, como se escrever de outra forma representasse um certo abandono de mim mesma. Teria de me reaprender.

O tempo é sábio. Vai passando como as águas do Douro e no entanto o rio permanece, está sempre lá, não deixa de o ser. Também eu deixara correr a vida, reinventando-me, não deixando afinal de ser quem era. E a impressão de perda podia ser transposta.

Metaphorá, a origem grega de Metáfora, significa transposição.

Transposição é largar as emoções e sentimentos profundos para que possam emergir; e à tona deixar que se mesclem com tantos outros sentimentos e emoções que correm nas margens do Trabalho Social; e que então transbordem em escritos que são histórias mais ou menos ficcionadas, com nomes ficcionados.

“Metaphorá” é o caudal dessa partilha.

1 comentário: